Comecei a ler os livros que ganhei do Renato Lima, Filho do Edélcio. Naturalmente Saudável, do Celso Zymon, foi o primeiro concluído. Curtinho, rápido de ler e com muito assuntos diversificados sobre o tema da saúde natural.

Para mim, que sou terapeuta, existe uma sensação muito boa ao ler um relato de outro terapeuta. É aquela sensação de pertencimento a um grupo, um conforto, um lugar. E como é bom se reconhecer dentro de um grupo! Ainda mais que você escolheu, que corresponde a arte que você carrega dentro!

O Celso Zymon escreve como em uma tempestade de ideias, sem muito floreio, sem papas na língua.

Imagem da Capa do Livro Naturalmente Saudável de Celso Zymon

Naturalmente Saudável, de Celso Zymon

Algumas passagens de Naturalmente Saudável têm um tom de desabafo. O motivo disso se deve a distância na qual atualmente nos encontramos das práticas saudáveis e da interpretação madura do que é a doença. Certas coisas são “tão tão simples” e nosso pensamento comum é “tão tão perdido”, que um lamento é justíssimo! Uma importante acentuação! Pois em relação a saúde, principalmente no que diz respeito a nutrição alimentar e nutrição mental, somos ainda, em maior parte, ridículos! Absurdamente!

O livro tem várias dicas. Recomendo a leitura. Mas teve para mim um simbolismo afetivo, pois a página sobre câncer estava com a pontinha levemente dobrada. E, para minha surpresa, no fim do livro, na lista de clientes que o Celso agradece ter tido contato durante o sua trajetória nessa área está o nome do Edélcio. Destacado em caneta marca texto. Uma das pessoas mais incríveis e mais fantásticas que conheci! Foi um amigo valioso da minha família e de muitas outras pessoas na cidade de Aparecida e região. Tive a honra de lhe atender com Reiki por diversas sessões, que lhe trouxeram alívio das dores de um câncer. Sempre que ia para o interior ver meus pais, ia até sua casa atender com Reiki. Deixou saudades e uma grande lista de admiradores de sua inteligência e conduta ética e moral.

Fica meu abraço a esposa e filho! Toda minha gratidão pelas conversas que traziam muita luz sobre qualquer assunto que abordássemos e nos mantinha numa perspectiva elevada da vida.

Trechos de Naturalmente Saudável que eu gostei muito:

[…] Todos sabem como uma noite de sono, ou melhor, um noite sem sono atrapalha a nossa vida, inclusive a saúde. Nesse momento baseado em minha experiência anterior posso garantir que se a falta de sono não for devido a problemas hormonais ou muito estresse, é porque sua alma busca por encontrar sua função, ela ainda não está satisfeita com o que você tem feito, pense nisso! Uma alma alegre dorme profundamente como uma criança nos braços da mãe. Como andam suas noites de sono?

Se um problema ocorre com um homem, no lado esquerdo do corpo, então a possibilidade do problema ter ocorrido depois de uma discussão com com uma pessoa do sexo masculino é grande. Se o problema ocorreu do lado direito, então é com uma pessoa do sexo feminino. Assim, essa análise corporal que é nada mais que um sinal para quem sabe ler, nós podemos cuidar mais profundamente com a pessoa.