Hoje iniciamos a primeira liga de estudos em Ética, Espiritualidade e Terapias Naturais UNIP – Campus Vergueiro, cidade de São Paulo. Compareceram mais de 20 pessoas. Organizamo-nos em um grande círculo e nos apresentamos. Foi espantoso descobrir tantos conhecimentos sobre terapias naturais e outras habilidades afins num número reduzido de pessoas – no final se somou mais de uma habilidade por pessoa.

 

Nossa proposta enquanto grupo objetiva inicialmente:

  • A união entre as turmas do primeiro e segundo ano de Fisioterapia do período da manhã, com a criação e fortalecimento de um grupo com interesses afins;
  • A troca de conhecimentos úteis, que expandam a consciência sobre o outro e as possibilidades dos recursos naturais e espirituais aplicados a saúde;
  • O treino em expressar o conhecimento que se tem, ensinar, falar em público, crescimento pessoal.

Cada um se apresentou brevemente e as histórias pousadas sobre o encontro revelaram uma grande humanidade por trás de cada um, nobres motivos que trouxeram boa parte do grupo para a fisioterapia.

 

Após listarmos os conhecimentos que cada pode dividir, decidimos formatar os próximos encontros da seguinte maneira:

  • 5 minutos iniciais – Abertura;
  • 20 min – Aula expositiva teórica ou prática;
  • 25 min – Debate visando algum aprofundamento nos aspectos apresentados e conectar o que foi aprendido com outros conhecimentos – ou treinamento na aplicação da técnica ensinada;
  • 10 min – Comentários sobre o encontro e encerramento.

Frisamos bem que os encontros deverão durar 1 hora e que qualquer intervenção deverá ser concisa, buscando uma fala de qualidade e evitando perder o foco do dia. Ocorrerão sempre as terças-feiras, das 10h30 às 11h30 nesse segundo semestre de 2012.

O grupo é bem heterogêneo, tendo pessoas que nunca tiveram contato com a nossa temática e pessoas que já são profissionais nela. Com as pessoas mais experientes em terapias naturais acabamos tendo um debate com vocabulário mais técnico (como disseram-me algumas pessoas no final do encontro) em determinados momentos nesse primeiro encontro. Sendo o organizador, pedi desculpas pelo ocorrido e falta de atenção a esse detalhe aos que se sentiram perdidos. Redirecionarei os encontros para que sejam mais justos e agradáveis a todos. O primeiro objetivo é a união.

Na listagem dos temas pensei em inicialmente anotar o que cada um sabe e pode compartilhar, mas decidi escrevê-los livremente como todos sendo pertecentes ao grupo. O próximo encontro será sobre os 4 comportamentos básicos segundo a Antroposofia, apresentados pela colega Irene. O terceiro encontro será sobre aprendizado, apresentado por mim. Segue os conhecimentos do grupo:

Tuiná, Massagem, Experiência com atletismo, judô, antroposofia, massagem indiana, reflexologia, musculação terapêutica, radiestesia, cromoterapia, tarô, metafísica da saúde, reiki, medicina chinesa, aurículo, enfermagem, acupuntura, administração de empresa de homecare, cuidar de idosos, cone chinês, sabedoria dos ditados populares, kinesiotape, shiatsu, fitoterapia chinesa, anatomia, espiritismo, experiência em berçário de hospital e construir um aporte psicológico para situações difíceis, shantala, estética, proteção energética, balanceamento muscular, florais, experiência em creches e casas de apoio, vendas, linguagem corporal, fisioterapia ortopédica.