Hoje iniciamos a primeira liga de estudos em Ética, Espiritualidade e Terapias Naturais UNIP – Campus Vergueiro, cidade de São Paulo. Compareceram mais de 20 pessoas. Organizamo-nos em um grande círculo e nos apresentamos. Foi espantoso descobrir tantos conhecimentos sobre terapias naturais e outras habilidades afins num número reduzido de pessoas – no final se somou mais de uma habilidade por pessoa.
Nossa proposta enquanto grupo objetiva inicialmente:
- A união entre as turmas do primeiro e segundo ano de Fisioterapia do período da manhã, com a criação e fortalecimento de um grupo com interesses afins;
- A troca de conhecimentos úteis, que expandam a consciência sobre o outro e as possibilidades dos recursos naturais e espirituais aplicados a saúde;
- O treino em expressar o conhecimento que se tem, ensinar, falar em público, crescimento pessoal.
Cada um se apresentou brevemente e as histórias pousadas sobre o encontro revelaram uma grande humanidade por trás de cada um, nobres motivos que trouxeram boa parte do grupo para a fisioterapia.
Após listarmos os conhecimentos que cada pode dividir, decidimos formatar os próximos encontros da seguinte maneira:
- 5 minutos iniciais – Abertura;
- 20 min – Aula expositiva teórica ou prática;
- 25 min – Debate visando algum aprofundamento nos aspectos apresentados e conectar o que foi aprendido com outros conhecimentos – ou treinamento na aplicação da técnica ensinada;
- 10 min – Comentários sobre o encontro e encerramento.
Frisamos bem que os encontros deverão durar 1 hora e que qualquer intervenção deverá ser concisa, buscando uma fala de qualidade e evitando perder o foco do dia. Ocorrerão sempre as terças-feiras, das 10h30 às 11h30 nesse segundo semestre de 2012.
O grupo é bem heterogêneo, tendo pessoas que nunca tiveram contato com a nossa temática e pessoas que já são profissionais nela. Com as pessoas mais experientes em terapias naturais acabamos tendo um debate com vocabulário mais técnico (como disseram-me algumas pessoas no final do encontro) em determinados momentos nesse primeiro encontro. Sendo o organizador, pedi desculpas pelo ocorrido e falta de atenção a esse detalhe aos que se sentiram perdidos. Redirecionarei os encontros para que sejam mais justos e agradáveis a todos. O primeiro objetivo é a união.
Na listagem dos temas pensei em inicialmente anotar o que cada um sabe e pode compartilhar, mas decidi escrevê-los livremente como todos sendo pertecentes ao grupo. O próximo encontro será sobre os 4 comportamentos básicos segundo a Antroposofia, apresentados pela colega Irene. O terceiro encontro será sobre aprendizado, apresentado por mim. Segue os conhecimentos do grupo: